Blender 3.6
Atalhos Fundos Materiais - Texturas Mapeamento UV Criar VidroAtalhos
Para aparecer opções extras de visualização quando se apertar o tecla "Z", vá em "Editar >> Preferências >> Mapa de Teclas >> Janela de Visualização 3D" e marque "Extra Shading Pie Menu Itens".
Para baixar uma lista de atalhos em PDF basta clicar no link abaixo...
Atalhos PDFEsse PDF foi criado pelo professor de Blender Augusto Cesar e abaixo está o link do seu canal no Youtube.
Augusto Cesar YoutubeFundos
Para criar ambiente de fundo, baixe um dos modelos no link abaixo...
FundosDepois no menu vertical direito enconte "Ambiente(World properties) >> Superficie >> Cor >> Texturas >> Textura de Ambiente >> Abrir" e selecione o fundo baixado.
Em "Vetor >> Vetor >> Mapeamento".
No vertor de baixo "Coordenadas de Textura >> Geradas".
Materiais - Texturas
Ir para Shading, criar um novo material e ir arrastando as texturas e ligando-as no material, com excessão do Albedo, setar todas de sRGB para não cor, pois não são coloridas.
Os materiais geralmente são compostos por 5 partes.
1 - Cor de base (Albedo), é a cor.
2 - Relevo (Height), relevo mais profundo, para se ligar ao material precisa-se adicionar um relevo, indo em "Adicionar >> Vetor >> Relevo" e ligar "Cor na altura" e "Normais em Normais"
3 - Normais (Normal), relevo mais detalhado, para se ligar ao material precisa-se adicionar um Mapa para normais, indo em "Adicionar >> Vetor >> Mapa para Normais" e ligar "Cor na Cor" e "Normais em Normais"
4 - Rugosidade (Roughness), controle de reflexão liga-se "Cor na Rugosidade"
5 - Deslocamento (Displacement), para se ligar ao material precisa-se adicionar um Deslocamento, indo em "Adicionar >> Vetor >> Deslocamento" e ligar "Cor na Altura" e "Deslocamento em Deslocamento na saida do material".
Para se usar uma ferramenta de proporção de materiais "Editar >> preferências >> Complementos" e ativar "Node Wrangler".
Para ter um controle de posicionamento da imagem, selecionar a "Cor Base" e digite CTRL + "T", e ligue o vetor do mapemento em todas as outras imagens.
E para se configurar todas as texturas de forma automática selecione o material cliente em SHIFT + CTRL + "T", abrirá uma caixa de dialogo para se selecionar todas as texturas de uma só vez.
Texturas grátis 01 Texturas grátis 02Mapeamento UV
Para mapeamento UV vá em "UV Editing" selecione a imagem acima, no visor da esquerda e no da direira selecione a face que desenha alterar, ou selecione as Arestas e vá em "Arestas >> Marcar costura" e depois em "UV >> Desdobrar", dessa forma abrirá o objeto de forma plana para começar a edição das faces.
Criar Vidro
No Renderizador
Redenrizador = Eevee;
Render = Marcar Oclusão Ambiente, Reluzir, Screem Space Reflections, seu sub-item Reflexão e Desfoque de movimento.
No Material
Cor de Base = Escolha a cor;
Índice de Refração = 1;
obs. oq está logo acima a transmição, é responsável pelo desfoque da imagem de tráz.
Transmição = 1;
Rusgosidade = 0;