Desenvolvimento de Sistemas para Automação Comercial

Blender 3.6

Atalhos Fundos Materiais - Texturas Mapeamento UV Criar Vidro

Atalhos

Para aparecer opções extras de visualização quando se apertar o tecla "Z", vá em "Editar >> Preferências >> Mapa de Teclas >> Janela de Visualização 3D" e marque "Extra Shading Pie Menu Itens".

Para baixar uma lista de atalhos em PDF basta clicar no link abaixo...

Atalhos PDF

Esse PDF foi criado pelo professor de Blender Augusto Cesar e abaixo está o link do seu canal no Youtube.

Augusto Cesar Youtube

Fundos

Para criar ambiente de fundo, baixe um dos modelos no link abaixo...

Fundos

Depois no menu vertical direito enconte "Ambiente(World properties) >> Superficie >> Cor >> Texturas >> Textura de Ambiente >> Abrir" e selecione o fundo baixado.

Em "Vetor >> Vetor >> Mapeamento".

No vertor de baixo "Coordenadas de Textura >> Geradas".


Materiais - Texturas

Ir para Shading, criar um novo material e ir arrastando as texturas e ligando-as no material, com excessão do Albedo, setar todas de sRGB para não cor, pois não são coloridas.

Os materiais geralmente são compostos por 5 partes.

1 - Cor de base (Albedo), é a cor.

2 - Relevo (Height), relevo mais profundo, para se ligar ao material precisa-se adicionar um relevo, indo em "Adicionar >> Vetor >> Relevo" e ligar "Cor na altura" e "Normais em Normais"

3 - Normais (Normal), relevo mais detalhado, para se ligar ao material precisa-se adicionar um Mapa para normais, indo em "Adicionar >> Vetor >> Mapa para Normais" e ligar "Cor na Cor" e "Normais em Normais"

4 - Rugosidade (Roughness), controle de reflexão liga-se "Cor na Rugosidade"

5 - Deslocamento (Displacement), para se ligar ao material precisa-se adicionar um Deslocamento, indo em "Adicionar >> Vetor >> Deslocamento" e ligar "Cor na Altura" e "Deslocamento em Deslocamento na saida do material".

Para se usar uma ferramenta de proporção de materiais "Editar >> preferências >> Complementos" e ativar "Node Wrangler".

Para ter um controle de posicionamento da imagem, selecionar a "Cor Base" e digite CTRL + "T", e ligue o vetor do mapemento em todas as outras imagens.

E para se configurar todas as texturas de forma automática selecione o material cliente em SHIFT + CTRL + "T", abrirá uma caixa de dialogo para se selecionar todas as texturas de uma só vez.

Texturas grátis 01 Texturas grátis 02

Mapeamento UV

Para mapeamento UV vá em "UV Editing" selecione a imagem acima, no visor da esquerda e no da direira selecione a face que desenha alterar, ou selecione as Arestas e vá em "Arestas >> Marcar costura" e depois em "UV >> Desdobrar", dessa forma abrirá o objeto de forma plana para começar a edição das faces.


Criar Vidro

No Renderizador

Redenrizador = Eevee;

Render = Marcar Oclusão Ambiente, Reluzir, Screem Space Reflections, seu sub-item Reflexão e Desfoque de movimento.

No Material

Cor de Base = Escolha a cor;

Índice de Refração = 1;
obs. oq está logo acima a transmição, é responsável pelo desfoque da imagem de tráz.

Transmição = 1;

Rusgosidade = 0;