RClone - 06/08/2025
Simplesmente o melhor gerenciador de arquivos em Nuvem.
- 
                                        Google Drive:Para instalar é necessário logar pelo navegador na conta google. Em servidores que não possuem navegador pode-se logar pelo SSH simulando estar nele atravé de um Túnel pela porta 53682 e instala-lo pelo curl. Para iniciar a configuração: 
- 
                                        SFTP:Servidor:
- 
                                        Privilégios:A pasta destino deve ter livre acesso ou pertencer ao usuário do rclone. Em scripts executados pelo PHP com servidor NGINX o usuário é www-data. Para criar o Remote para ser executado por script PHP segue o exemplo: Só colar a chave privada iniciada por -----BEGIN OPENSSH PRIVATE KEY----- e finalizada por -----END OPENSSH PRIVATE KEY-----. Na pasta de backups, por exemplo, determine os privilégios dos arquivos futuros criados nela: Dessa forma os arquivos criados futuramente nessa pasta terão total acesso á www-data e firebird. Importante:O RClone cria uma config para cada usuario, se quiser criar um Remote para o www-data faça: E siga os passos abaixo, ou se for com o usuário atual mesmo só digite: E siga os passos abaixo. 
 Se for usar com o Cron, crie o remote com o mesmo usuario que executou o crontab -e. 
- 
                                        Com Usuário e senha:
- 
                                        Chave "id_ed25519":
- 
                                        Copiar arquivos.Pode tanto se copiar arquivos do diretório local para o drive ou do drive para o diretório local de forma simples. * Apenas arquivos novos serão copiados. * Arquivos modificados serão sobrescritos. * Arquivos Iguais serão ignorados. 
- 
                                        Sincronizar arquivos.Pode tanto se sincronizar arquivos do diretório local para o drive ou do drive para o diretório local de forma simples. * Arquivos novos serão copiados para o destino. * Arquivos modificados serão sobrescritos. * Arquivos Iguais serão ignorados. * Arquivos ausentes na origem serão excluídos no destino. Obs. Para evitar problemas execute com --dry--run antes para simular o comportamento. 
- 
                                        Apagar arquivos no destino.
- 
                                        Limpar todo o drive.
- 
                                        Pode ser usar o cron para manter seus arquivos atualizados. Opção para copiar novos arquivos a cada 10 minutos. 
- 
                                        Parametros de Execução 
- 
                                        Comando recomendado para copiar arquivos com excessões:
- 
                                        Formato da lista.txt